Clínica Geral

A Medicina Geral e Familiar, mais conhecida como clínica geral, é uma especialidade vocacionada para a prestação de cuidados de saúde abrangentes e ao longo da vida. Isto significa que está centrada no indivíduo, e não num conjunto de doenças dos pulmões, do coração, dos rins... O Médico de Família não é especialista num órgão, num aparelho ou sistema, é antes especialista na pessoa.
É a única especialidade médica que lida com todo o ciclo da vida do ser humano.
O Médico de Família está presente na vida de um novo ser ainda antes de ele ser concebido, acompanhando a gravidez, a criança, o jovem, o adulto, o idoso, o luto...
A continuidade de cuidados é uma das principais características desta especialidade. A Família, como unidade, é igualmente seu objecto de estudo.
Admite-se que a doença de uma pessoa afecta toda a sua família, sendo o inverso igualmente verdade.
A dinâmica familiar pode afectar positiva ou negativamente a evolução da doença. Tem ainda a capacidade de olhar para a pessoa como um todo, inserida não só no seu ambiente familiar, mas também no profissional, social e cultural...

O Médico de Família tem competências para uma abordagem global e regular dos principais problemas de saúde - sejam doenças agudas como gripe, ou doenças crónicas como a Hipertensão e a Diabetes - em função das especificidades de cada pessoa e continuada no tempo. Este profissional de saúde deve ser o elo de ligação entre os pacientes e todos os cuidados médicos de que possam necessitar.