Medicina Dentária

Em todas as suas especialidades, entre as quais:

ORTODONTIA

É a especialidade da medicina dentária que diagnostica, previne e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento dento-faciais ("dentes tortos"), tecnicamente denominadas maloclusões. O ortodontista (profissional especializado nesta área) efectua um estudo ortodôntico completo e individualizado, após o qual determina o melhor tratamento para o paciente. Entre as várias opções terapêuticas estão os aparelhos removíveis, aparelhos fixos, ou uma combinação deles.

ENDODONTIA

Mais conhecida como desvitalização, é a área da medicina dentária que trata das patologias da polpa dentária, vulgarmente designada por nervo do dente. Quando as cáries atingem a polpa, esta tem que ser removida e os canais devem ser selados.
Com a evolução científica e tecnológica dos últimos tempos, muitos dentes que anteriormente teriam de ser extraídos, podem ser preservados após minuciosa limpeza e eliminação dos focos de infecção.

ODONTOPEDIATRIA

Área da medicina dentária que se dedica ao tratamento e cuidados da saúde oral da criança. Os pais preocupam-se cada vez mais com a saúde dos dentes dos seus filhos. As consultas de rotina permitem um acompanhamento da evolução do crescimento dento-facial da criança e aconselhamento aos pais relativos a cada fase.
Muitas intervenções podem e/ou devem ser feitas desde muito cedo, pois os dentes de leite (primeira dentição ou dentes decíduos) devem ser mantidos devido ao facto de terem funções muito específicas e importantes no crescimento e desenvolvimento da criança.

IMPLANTOLOGIA

É a área da medicina dentária que se dedica à colocação de implantes dentários.
Os implantes são parafusos em titânio que, colocados dentro dos ossos maxilares funcionam como suporte para a fixação de diferentes tipos de próteses dentárias, ou seja, servem como substitutos das raízes dos dentes perdidos.
Sobre os implantes são colocadas as coroas dentárias, com função e estética perfeitas.

 PRÓTESE

A perda de dentes afecta a mastigação, a articulação dos maxilares, a fala, e portanto, afecta o seu sorriso.
As próteses dentárias substituem os dentes perdidos, quer de um ponto de vista funcional quer de um ponto de vista estético. Elas podem ser removíveis ou fixas.
As próteses removíveis são inseridas e removidas pelo próprio paciente, e podem ser:
- Acrílicas; confeccionadas somente com resina acrílica.
- Esqueléticas; confeccionadas com metal e resina acrílica.

As próteses fixas são estruturas fixadas de forma definitiva aos dentes pelo médico dentista. Podem ser unitárias ou múltiplas, recobrir parte ou todo o dente, e podem ainda ser compostas por diferentes materiais. Toda essa diversidade possui nomes diferentes e indicações precisas para cada caso.
Consulte-nos para um melhor aconselhamento.

PERIODONTOLOGIA

É um ramo da medicina dentária que se dedica às gengivas e aos tecidos de suporte do dente. As doenças periodontais ou de gengivas são as principais causas da perda de dentes nos adultos. Existem diferentes tipos de tratamento para a manutenção da saúde da gengiva e consequentemente preservação dos dentes.

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

De entre as várias opções de tratamento estético o branqueamento é uma técnica de eleição, uma vez que mantém as estruturas dentárias intactas, intervindo apenas na aparência dos dentes.
Este processo é muito simples. Trata-se, basicamente, da aplicação de um agente branqueador, em forma de gel que penetra no interior dos dentes, tornando-os desta forma mais brancos.
Aconselhe-se na nossa clínica sobre qual a melhor técnica para o seu caso.