Psicologia

A intervenção psicológica tem como objetivo avaliar e intervir nas alterações emocionais, cognitivas e comportamentais da pessoa, bem como nas doenças mentais que esta possa ter. Através da elaboração de um plano de intervenção individualizado e cientificamente validado, procura-se ajudar a pessoa e/ou a família a superar os seus problemas. Realiza-se intervenções cognitivo-comportamentais e avaliações psicológicas.

Psicologia da infância e adolescência

Visa dar resposta a uma ampla variedade de problemas da criança e de preocupações dos pais acerca do desenvolvimento e aprendizagem dos seus filhos.
Abrange uma faixa etária que vai desde o nascimento, passando pela infância e incluindo a adolescência, e procura avaliar compreensiva e analiticamente diferentes problemáticas relacionadas com o desenvolvimento global, linguagem, relações sociais, equilíbrio emocional, aquisição de autocontrole, autonomia, comportamento, aprendizagem escolar, orientação vocacional, relacionamento com os pares, autoestima, etc.

Avaliação neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica consiste numa investigação minuciosa acerca das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional, bem como as áreas preservadas. Esta avaliação procura aferir acerca do desempenho cognitivo em áreas como a memória, linguagem, atenção, capacidade visuo-espacial, raciocínio, perceção, entre outras. Permite, assim, compreender a natureza de (possíveis) lesões cerebrais e/ou avaliar alterações cognitivas e comportamentais de uma possível desordem neurológica. Utilizando-se uma bateria de testes e procedimentos padronizados, procura-se auxiliar no diagnóstico e na compreensão da extensão das perdas funcionais.

Intervenções na dislexia

A intervenção junto de crianças e jovens com dislexia (ou com problemas de leitura e de escrita) tem como principal objetivo reeducar as várias competências inerentes às tarefas de leitura/escrita. Assim, ao longo da intervenção pretende-se minimizar os efeitos negativos da dislexia na aprendizagem e na auto-estima da criança/jovem. “Cada caso é um caso” e a intervenção é planeada tendo em conta as dificuldades e potencialidades da criança/jovem. No entanto podemos referir que essa mesma intervenção engloba:
- o desenvolvimento da fluência e a precisão de leitura,
- o desenvolvimento da compreensão de leitura,
- o treino da consciência fonológica,
- a memorização e aplicação de regras ortográficas,
- estratégias para elaboração de textos, entre outras.